A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente está com a Janela Aberta! Pilotos de todo o Brasil desembaram na Cidade de Baixo Guandu durante toda essa semana. Vários já testaram seus conhecimentos e técnicas na semana passada durante a Copa Brasil Sport, e afinaram suas máquinas.

Essa semana promete suor e muitos kilometros. As decolagens serão na Rampa do Monjolo com seus 850 mts de altura, local que proporciona provas facilmente acima de 60 km, onde a velocidade é quem manda. Se o piloto realizar o Start e cumprir cada ponto de passagem no tempo mais curto, alem de cruzar a linha de chegada, se tornará o campeão do dia. A fórmula usada para pontuar tem algumas particularidades, onde calcula-se com base no primeiro colocado do dia, quanto tempo proporcional os outros realizaram a prova e acumulando mais alguns pontos. A kilometragem também pontua, mas o tempo realizado somada a liderança, ou melhor, quanto tempo o piloto voou na frente dos outros, torna a briga ainda mais aluscinante, pois ninguem quer ficar pra traz. Com isso, cada pontinho a mais na liderança pode reverter o final, mesmo não chegando em primeiro. A pontuação máxima da prova do dia chegará ate 1000 pontos, porem pra isso o piloto que “matou” a prova também deve ter liderado mais que os outros.

Apos 7 dias de provas com esses vai-e-vem de campeões diários, o sistema de apuração cria uma cálculo de descartes, onde campacta os pilotos e faz a regularidade ser a melhor alternativa, e então apos aplicar essa depreciação de 25%, equaliza todos numa grade. Podemos então perceber, que não somente a estratégia, boa colocação no start, voando sempre na frente, alem de matar provas, filtrará o melhor em todos os quesitos.

Esperamos 7 dias de provas, e depois de somar as notas da Primeira Etapa que ocorreu este ano em Governador Valadares-MG, em que o piloto Gilmar Couto se consagrou campeão da Etapa. Nesta etapa de baixo Guandu ele estarÁ como dizemos “com a faca na caveira”, pois se obter boas pontuações ou até mesmo ganhando a etapa, ele se tornará o novo Campeão Brasileiro de Parapente.

As torcidas são muitas, mas o pário está duríssimo, pois temos cerca de 120 atletas, e muitos deles são competidores de alto rendimento, tornando essa vitória para qualquer deles algo simplesmente de altíssima disputa. Afirmar agora quem pode ser o campeão da etapa ou do ano, é algo difícil demais.

Sábado (04 de Setembro), será o dia de treino, onde oficialmente os atletas testam seus limites, ou fazem pequenos ajustes nos equipamentos, para um acerto final para os próximos dias; o Staff ajusta os últimos detalhes, e daremos início ao credeciamento e briefing de segurança. Com novas medidas adotadas pela secretaria de saúde do município, todos os atletas, staff, resgates, e demais agregados devem ser testados, algo que a Prefeitura Municipal de Baixo Guandu, concederá gratuitamente durante os 3 primeiros dias do evento.

Para quem fica em casa (ou no trabalho) e não consegue se desligar da adrenalina da competição, pode acompanhar pelo Computador, Tablet ou Celular as provas serão transmitidas ao vivo pelos Rastreadores cedidos para Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) através do link http://hipoxia.com.br/brasileiro2021/prova-ao-vivo/

Os resultados saem diariamente durante as provas (prévia) e após o último a pousar, sai o Provisório e Oficial.

Nosso QG será em um Hotel e Restaurante no centro da cidade, facilitando a ida e retorno dos atletas.

Quem desejar passear e conhecer a rampa do Monjolo (lembre dos protocolos da prefeitura), que conta com uma ótima infra-estrutua, com sombra, bar, alimentação e visual ímpar do vale.

Que tenhamos ótimas térmicas, e bons pousos.

Você também pode gostar: