1ª Etapa do PWC em Castelo – 8 a 16 de abril
O mês de abril iniciará com muito voo livre e com o céu colorido na cidade de Castelo, no Espírito Santo. Dos dias 08 a 16 de abril acontecerá a 1ª Etapa da Copa do Mundo de Parapente. A Etapa tem o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo e da Prefeitura Municipal de Castelo. E será realizada na Rampa de Ubá, que fica a 27 km da Cidade.
O campeonato contará com a participação de 130 atletas de 30 países. Pilotos do mundo inteiro estão confirmados para a competição. Vários pilotos já conhecem bem a região, será a 4ª vez que Castelo sediará uma etapa do campeonato mundial, e a competição promete uma disputa acirrada.
A copa do mundo terá mais 5 etapas que serão disputadas na Itália, Portugal, França, Ilhas Reunião e a super final será em Governador Valadares. O Brasil foi escolhido pelos pilotos devido ao excelente clima, com boas condições de vôo e hospitalidade, o país é considerado como Hawaii do vôo livre.
A 1ª Copa do Mundo de Parapente será na Rampa de Ubá, que está a 960 metros de altitude, localiza-se a 27 km da cidade de Castelo, de fácil acesso, permite várias decolagens simultâneas, e boa infra-estrutura. O pico do Forno Grande, a Pedra do Dedo e a Cachoeira da Prata fazem parte do belo cenário. A decolagem é natural e gramada, com inúmeros pousos alternativos no vale de Castelo.
As condições climáticas em Castelo são excelentes e proporciona bons e longos vôos, além da espetacular paisagem montanhosa, a predominância de correntes de ar favorece a prática do vôo livre e a infra-estrutura para o esporte é total. As provas serão sempre de velocidade em circuito pré-determinado pela comissão de provas, sendo o vencedor da prova o piloto que completar o circuito no menor tempo. Pilotos locais e moradores da região já estão ansiosos aguardando o campeonato.
Além do vôo livre, a Cidade de Castelo proporciona aos atletas nos momentos de folga, a fazer agro turismo na região de Castelo. Vários são os lugares para visitar, praias próximas da região, Pedra Azul, Cachoeira do Furlan, Rampa do Alto Chapéu, Rampa de Apeninos, inclusive muitos pilotos já voaram dessas rampas.
As provas disputadas possibilitam que moradores de comunidades da Cidade de Castelo, podem visualizar e acompanhar os pilotos sobrevoando os locais, como, Vargem Alta, na Rampa do Mirante, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim, Estrela do Norte, Burarama, Mundo Novo, Itaoca, São Vicente, Aracuí, Patrimônio do Ouro, toda a Cidade de Castelo, entre outras.
Importante ressaltar sobre os efeitos dos eventos de vôo livre e os acontecimentos na Cidade de Castelo, uma boa oportunidade para abertura de novos negócios para a comunidade local. São vários os exemplos de pessoas que se dedicam para melhor atender a Cidade não só em épocas de Campeonatos, como durante todo o ano. A Cidade de Castelo já é reconhecida mundialmente, por proporcionar bons vôos e pela hospitalidade da região. Pilotos estrangeiros freqüentam a cidade em busca de bons vôos.
A Rampa de Ubá possui uma ótima estrutura, a família Calvi proprietária da rampa construiu uma aconchegante lanchonete rural, para melhor atender o público, que constantemente comparece, e ainda, banheiro, chuveiro, amplo estacionamento, com os procedimentos ambientais para a conservação da rampa.
HIPOXIA ADVENTURES SPORTS
Camila Bonesi
27.999051438