Conforme Regulamento do Campeonato Brasileiro seguem especificações de Equipamentos Homologados:
1.14. Checagem do Equipamento A cada etapa do campeoanto brasileiro, a CBVL e a LBCP juntamente ao juiz geral, elegerão uma comissão técnica composta de 03 pilotos (sendo um deles obrigatoriamente membro da LBCP) para inspeção dos equipamentos. Cada piloto deverá obrigatoriamente apresentar junto a esta comissão, a ficha técnica de seu equipamento com os dados referentes ao mapa de linhas e o projeto dos tirantes. Itens que serão checados conforme critérios adotados pela FAI/PWC:
Nota: É de única e exclusiva responsabilidade do piloto verificar e certificar-se que eu equipamento encontra-se dentro das normas e condições exigidas neste regulamento.
1.14.1. Não poderá haver modificações no sistema do acelerador;
1.14.2. Não poderá haver modificações nas estruturas homologadas junto ao conjunto da vela, ou seja, tirantes, trimmers, etc…;
1.14.3. Capacetes devem ser certificados de acordo com a norma EN966, ASTM 2040 ou SNEL RS98; 1.14.4. Seletes devem ser homologadas conforme as determinações FAI (http://www.fai.org/civl-our-sport/safety/161-civl/31644-paraglidingharnesses-and-back-protectors) – A selete deverá constar dentre as listadas no link acima da FAI;
1.14.5. Reservas devem ser homologados;
Regulamento 2016: Clique Aqui
Capacetes: http://www.fai.org/civl-news/38137-2014-plenary-new-helmets-allowed-in-pg-a-hg
Seletes: http://www.fai.org/civl-our-sport/safety/161-civl/31644-paraglidingharnesses-and-back-protectors
Velas: http://www.fai.org/civl-our-sport/competition-class-paragliders